Regulamento Liga Polista 2022


REGULAMENTO GERAL DA LIGA POLISTA 2022

 

 

CAPÍTULO I – DA LIGA POLISTA 2022

Art. 1 – poderão participar das etapas da LIGA POLISTA 2022, os clubes ou associações inscritas para cada etapa.

 

CAPÍTULO II – DA CATEGORIA

Art. 2 – A LIGA POLISTA 2022 será disputada por equipes formadas por atletas nascidos a até o ano de 2006 (sub16), sendo vedada a participação de atletas que jogam na categoria adulto 1ª divisão nível estadual ou nacional na atual temporada.
§ único : Caso uma equipe utilize um jogador que não se enquadre no descrito no Art. 2 a mesma terá sua classificação final anulada na etapa disputada.

 

CAPÍTULO III – DA INSCRIÇÃO

Art. 3 - Poderão participar da LIGA POLISTA 2022 qualquer clube ou associação de atletas.

Art. 4 – A inscrição deverá ser feita junto a organização da LIGA POLISTA (email: ligapolista2022@gmail.com), enviando a relação da equipe contendo: nome completo, RG, CPF e data de nascimento dos atletas e técnicos, em Excel, conforme modelo:

CLUBE

ETAPA________________

 

 

   

NOME

FUNÇÃO *

RG

CPF

POSIÇÃO

DATA DE NASCIMENTO

 

                 

*Atleta, técnico, assistente técnico, dirigente, preparador físico, ETC

Art. 5 – A taxa de inscrição estabelecida pela organização da LIGA POLISTA 2022, deverá ser paga através do link https://www.keelamerica.com.br/liga-polista-2022-inscricao. O pagamento pode ser feito no cartão de crédito em até 3x sem juros ou através de boleto. A inscrição será confirmada após a confirmação do pagamento.

VALORES: definidos de acordo com os custos operacionais para organização de cada etapa

Art. 6 – As inscrições deverão obedecer a data limite constante no Calendário Anual; a inscrição contempla a participação de 13 atletas. Para cada atleta extra será cobrado um valor adicional e a inscrição deve ser feita através do link https://www.keelamerica.com.br/liga-polista-2022-jogadorextra. O pagamento pode ser feito no cartão de crédito em até 3x sem juros ou através de boleto. A inscrição será confirmada após a confirmação do pagamento.

 

CAPÍTULO IV – DO EMPRÉSTIMO

Art. 7 – Serão permitidos o empréstimo de no máximo 4 (quatro) jogadores por equipe por etapa.

Art. 8 – O empréstimo só poderá ser feito se a equipe original do atleta não estiver inscrita na competição;
§ único : é considerada equipe original a equipe pela qual o atleta participar pela 1ª vez no campeonato.

Art. 9 – O clube pelo qual o atleta irá jogar por empréstimo, deverá, anexar no ato da inscrição, e junto com a relação nominal, um documento de empréstimo, no modelo da LIGA POLISTA;

Art. 10 – O atleta poderá ser emprestado em mais de uma etapa, e deverá obrigatoriamente jogar os playoffs finais pela equipe que iniciar a temporada.

 

CAPÍTULO V – DA PARTICIPAÇÃO

Art. 11 – Cada entidade, deverá apresentar até 30 ( trinta ) minutos antes de cada partida,  à mesa de controle, a relação nominal impressa contendo o nome dos 13 atletas que participarão do jogo, assim como dos membros de sua comissão técnica.

Art. 12 - Só será permitida a entrada no recinto da piscina (piscina de aquecimento, piscina de jogo, área VIP, área de arbitragem e área médica ) das pessoas autorizadas. Cada equipe só poderá entrar na área da piscina de jogo com treze atletas e mais as três pessoas que poderão permanecer no banco de reservas.

Art. 13 - A equipe sede da rodada disponibilizará em até 30m antes do início da rodada, ao representante da LIGA POLISTA, cinco bolas para a realização dos jogos.

§ único: A organização da LIGA POLISTA irá disponibilizar 05 (cinco) bolas da marca KEEL para o clube sede de cada etapa. Após a realização da etapa as bolas passam a ser propriedade do clube sede.

Art. 15 – A tabela de jogos, local, horário, relação dos árbitros e outros oficiais, deverá ser publicada pela organização da LIGA POLISTA, em até 48h, antes do início de cada etapa;

Art. 16  - O original das súmulas de todos os jogos deverão ser entregues pelos árbitros ao coordenador/delegado da LIGA POLISTA logo depois do jogo concluído. Cópias das súmulas deverão ser obrigatoriamente entregues as equipes, até 30 minutos após o encerramento do jogo, ou imediatamente após ser feito algum relato na súmula.

Art. 17 -  Se por qualquer circunstância um jogo não puder ser realizado, deverá ser levado a efeito nas seguintes vinte e quatro horas.

Art. 18 -  Caso seja IMPRESCINDÍVEL a realização do jogo adiado em menos de 24h, a mesma só poderá acontecer após um descanso mínimo de 8h para as equipes.

Art. 19 -  A resolução do local, horário, oficiais de arbitragem, será assumida pelo coordenador/delegado da LIGA POLISTA ouvidos os representantes das equipes envolvidas. Caso não haja acordo, é de responsabilidade da LIGA POLISTA a decisão final.

 

CAPÍTULO VI-DOS LOCAIS DE COMPETIÇÃO E APLICAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO.

Art. 20 – Os gorros, sungas e uniformes em geral, são de exclusiva propriedade e responsabilidade de cada equipe participante, devendo estar todos de acordo com as Regras vigentes da FINA;

Art. 21 – Todos os jogos deverão ser realizados de acordo com as Regras vigentes da FINA, exceção:

§ primeiro  - Será permitida a utilização de dois goleiros (gorros vermelhos e números #1 e #13) por cada equipe; Um jogador poderá substituir um goleiro em caso de força maior. Em caso de a equipe não possuir dois goleiros, um jogador de linha pode preencher a vaga, jogando com o gorro número #13.

§ segundo - Serão permitidos quatro pedidos de tempo por partida, no máximo um por quarto para cada equipe.

§ terceiro - As partidas serão disputadas em quatro períodos de sete minutos.

 

CAPÍTULO VII – DAS EQUIPES

Art. 22 – A Mesa de Controle fará a apresentação das equipes durante o aquecimento, mencionando o número do gorro, o nome correspondente e sua função na equipe. (goleiro, defesa, centro, atacante), destacando por último o capitão da equipe.

Art. 23 – A Mesa de Controle ao registrar um gol deverá anunciar o número o gorro e o nome do atleta.

Art. 24 – Caso não haja placar eletrônico, ou por qualquer motivo o mesmo não estiver funcionando, sempre que ocorrer um gol a Mesa de Controle será obrigada a fornecer o tempo que falta para encerramento do quarto ou da partida.

 

CAPÍTULO VIII – DA DISPUTA

Art. 25  - A LIGA POLISTA será disputada em 4 etapas classificatórias e uma etapa final PLAYOFFS;

 

CAPÍTULO IX – DA FORMA DA DISPUTA

Art. 26 – Nas etapas classificatórias e PLAYOFFS  relacionadas no Art. 25 as equipes serão divididas em duas ou mais chaves. De cada chave avançam duas equipes para a fase final da etapa. O regulamento específico de cada etapa será divulgado após o encerramento das inscrições. O Campeão de cada etapa está automaticamente classificado para os PLAYOFFS.

§ primeiro  - O vencedor de cada partida ganha 3 pontos. O perdedor ganha 0 pontos. E em caso de empate cada equipe ganha 1 ponto.

§ segundo – As equipes campeãs das 4 etapas estão automaticamente classificadas para fase final. Duas segundas colocadas das etapas com mais clubes participantes serão convidadas pela organização da Liga Polista para participar dos PLAYOFFS.


 

Art. 27 – Em todos as etapas de classificação da LIGA POLISTA, os critérios para desempate, no caso de duas ou mais equipes obtiverem igualdade de pontos, na fase de classificação, obedecerá a seguinte ordem:

  1. Confronto direto,
  2. Saldo de gols, contando o resultado de todos os jogos,
  3. Maior número de gols marcados,
  4. Menor número de gols sofridos,
  5. Sorteio

 

 

CAPÍTULO X – DAS PENALIDADES

Art. 28 – Todo atleta que for excluído do jogo, sem direito a substituição por ter cometido um ato de brutalidade, (de acordo com a definição da regra WP 22.9, da FINA) estará automaticamente suspenso da etapa, sem prejuízo das penalidades que a Comissão Disciplinar Temporária vier a determinar. Será permitido ao atleta voltar a disputar a próxima etapa, salvo caso em que a exclusão aconteça na última partida da etapa. Neste caso o atleta estará excluído automaticamente da próxima etapa que sua equipe venha a participar.

§ primeiro  - Caso o atleta seja reincidente durante as etapas seguintes e for punido novamente pela regra WP 22.9 da FINA, o mesmo está excluído da LIGA POLISTA 2022. Caso a reincidência ocorra na última etapa que sua equipe participar, seja etapa classificatória ou etapa final, o atleta estará automaticamente eliminado da LIGA POLISTA de 2023.

Art. 31 – Todo membro da comissão técnica, que estiver participando do jogo, sentado no banco de reservas, que for excluído do jogo após receber um cartão vermelho estará automaticamente suspenso da próxima partida em que sua equipe vier a participar, sem prejuízo das penalidades que a Comissão Disciplinar Temporária vier a determinar.

Art. 32 – Se uma equipe quando solicitada não alinhar para apresentação, ou a fizer de maneira desrespeitosa ao público ou a organização do evento, o árbitro deverá relatar na súmula, entregar ao representante da organização da LIGA POLISTA, que deverá tomar as medidas cabíveis segundo o CBJDD e, encaminhar a Comissão Disciplinar Temporária da competição.

Art. 33 – A equipe que não estiver alinhada na piscina de jogo na hora estipulada pela Tabela Oficial do evento, publicada pela organização da LIGA POLISTA, em Boletim Oficial, será declarada perdedora por WO. Neste caso, o placar do jogo será de 5 x 0, a favor da equipe presente.

Art. 34 – Toda equipe que perder um jogo por WO, tendo a mesma já disputado pelo menos um jogo na competição, será automaticamente eliminada do evento, salvo se a ausência da equipe for motivada por impossibilidade meteorológica (tempestades, enchentes, catástrofes, etc.) ou por perturbação da ordem pública que impeça o acesso da equipe ao local do jogo.

 

CAPÍTULO XI – DAS AUTORIDADES DO EVENTO

Art. 35 - O Representante da LIGA POLISTA, presidirá a Mesa de Controle, dando total apoio à arbitragem no controle das incidências contrárias às Regras que possam ocorrer no recinto da piscina.

Art. 36 - Nenhuma autoridade do evento, bem como nenhum delegado das entidades participantes, poderá solicitar ou recusar a escala de qualquer árbitro, juiz de linha ou oficial de mesa, para qualquer partida do evento.

Art. 37 - As funções e a autoridade do árbitro começam no momento que seu nome seja divulgado em Boletim Oficial pela LIGA POLISTA, designando-o para uma partida e, terminarão com a entrega da súmula do jogo ao Representante da LIGA POLISTA, devendo-lhe ser dispensado, no exercício de suas funções, o máximo respeito e consideração por partes das entidades participantes, diretores, representantes, sócios. Jogadores e funcionários. Aos árbitros e demais oficiais serão atribuídas a direção técnica e disciplinar dos jogos, competindo-lhes, no exercício de suas funções

Art. 38 - Durante o desenrolar do jogo, o árbitro é considerado autoridade máxima, sendo determinantemente vedado qualquer pessoa interferir na sua atuação e permanecer no local que lhe é reservado. O mesmo se aplica aos bandeirinhas e mesários.

Art. 39 - Todas as autoridades designadas deverão estar presentes no local do jogo, até 45 minutos antes da hora marcada para seu início.

Art. 40 - Se algum membro da arbitragem não estiver presente no horário determinado no Art. 39, deverá ser substituído imediatamente por outro. O Representante da LIGA POLISTA deverá relatar o ocorrido na súmula e encaminhar a Comissão Disciplinar.

Art. 41 - Caso não haja a possibilidade de substituição do membro da arbitragem que não cumprir o Art. 39, o Representante da LIGA POLISTA manterá o membro escalado e o mesmo será suspenso automaticamente por 2 rodadas

 

CAPÍTULO XII – DA PREMIAÇÃO

Art. 42 - Serão premiadas as 3 ( três ) primeiras equipes classificadas de cada etapa da LIGA POLISTA, recebendo medalhas representativas de Ouro, para o Campeão, de Prata, para o Vice-Campeão e de Bronze, para o Terceiro Colocado. O Capitão de cada equipe receberá os troféus correspondentes ao terceiro, segundo e primeiro lugar.

Art. 43 - Serão concedidas medalhas também ao goleiro menos vazado; ao artilheiro, que será o atleta com maior número de gols assinalados durante a etapa, e ao MVP, atleta de destaque da competição;

Art. 44 - Ao final de cada etapa, por eleição dos técnicos participantes da competição, será eleita a seleção da competição;

Art. 45 - A mesa de controle, antes da premiação, anunciará a seleção do evento;

Art. 46 - As mesmas premiações descritas nos Art. 42 a 45 serão também feitas na etapa final, PLAYOFFS.

 

CAPÍTULO XIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 47 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela LIGA POLISTA, aplicando as determinações contidas no Código Brasileiro de Polo Aquático – C B P A – e as Regras Oficiais de Polo Aquático da FINA.

Pague com
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

VSC2 CSL Ltda - CNPJ: 07.341.734/0001-83 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade